Alterar password

Os resultados de sua pesquisa
26 Março, 2020

Vai ficar tudo bem, mas….

Ouvimos esta frase mais de mil vezes por dia e iremos continuar a ouvi-la por mais alguns. É importante que acreditemos, de facto, naquilo que estamos a ouvir, como também reforçarmos a ideia ao dizê-lo aos outros e a nós mesmos. Mas enquanto vamos mantendo o nosso espirito positivo, é também essencial que se mantenha o foco! Sabemos que vai ficar tudo bem, mas também  sabemos que o sector de Alojamento Local está a atravessar uma crise enorme. Agora que já passou mais de uma semana para se reajustar a este cenário de guerra, impõe-se perguntar qual será a sua estratégia para os próximos tempos e de que forma está a aproveitar este tempo de isolamento voluntário/quarentena. Passemos a factos:

VAI FICAR TUDO BEM!

Sim, isto é mais do que certo! Sabemos que chegará a altura da pandemia de COVID-19 estar controlada e de voltarmos às nossas rotinas tal como as conhecíamos até então. Sabemos que as pessoas irão continuar a viajar e que o Algarve continuará a ser um Destino Turístico de Excelência. O que resta saber é como é que as empresas de Gestão e os Titulares de AL se estão a preparar para essa fase.  Manter o foco, proteger a sua viabilidade económica, definir uma estratégia, preparar a sua empresa ou negócio para quando essa fase chegar é fundamental.

ESPERE O MELHOR, MAS PREPARE-SE PARA O PIOR

Umas das questões prioritárias é analisar a sua situação financeira ou da sua empresa. Sabemos que nas próximas semanas as reservas serão praticamente nulas e a expectativa de rendimento também. Analise todos os seus custos fixos, e comece a cortar os que não são essenciais – Poupar dinheiro e reforçar a Tesouraria é Regra de Ouro! Analise também investimentos futuros que iria contrair – talvez não seja a melhor altura para avançar com os mesmos. Se tem custos com arrendamento de imóveis para exploração em AL, tente negociar com o proprietário a extensão do prazo de pagamento ou suspensão do mesmo, por um período de tempo definido de 2 a 3 meses. O não está garantido e tem de esgotar todas as opções para poupar todo o dinheiro que conseguir. Analise também todos as opões disponibilizadas pelo Governo. Há empresas que podem beneficiar do recurso à linha de microcrédito (que também está disponível para ENI) ou mesmo lay-off simplificado. Se tiver filhos menores de 12 anos, poderá também recorrer ao apoio da Segurança Social. Toda esta informação foi resumida aqui.

AGORA QUE SE COLOCOU A SALVO ECONOMICAMENTE, VAMOS AO ATAQUE!

Tenho falado com alguns colegas da área e as estratégias e modos de actuação, são diversos. Entenda que não há uma maneira certa ou errada. Há apenas a maneira que cada um escolheu resultante da sua realidade e do mercado onde opera. Se há coisa fascinante no AL é o facto de conseguir ser completamente diferente mesmo em concelhos limítrofes.

  • Cancelamento de Reservas: Este é, talvez, o tema mais debatido entre nós. Não obstante as políticas de cancelamento dos alojamentos, algumas plataformas de reservas aceitaram o full refund caso o motivo de cancelamento fosse provocado pelo COVID-19. Independentemente da opinião de cada um, o que é certo é que aceitar o full refund colocou os operadores de AL numa situação económica complicada, já para não falar que muitos já tinham avançado com re-agendamentos de reservas para datas posteriores sem prejuízo para os hóspedes. O modo de actuação dependerá de si e da sua estratégia: ou aceita full refund (nas reservas onde ainda pode decidir), ou tenta re-agendar para datas posteriores ou ainda atribui um voucher no valor da cancellation penalty. Qualquer uma das opções é valida. Se tiver optado por outra, deixe nos comentários! A partilha de informação é essencial!
  • Estadias de curta-média duração: Se o cancelamento de voos foi péssimo para os próximos clientes, por outro lado, foi uma alternativa para os hóspedes que se encontravam alojados e também para o titular de AL ter algum rendimento. Quem já estava hospedado e teve dificuldades em regressar ao país de origem, acabou por extender a reserva. Não foram e nem serão a maioria certamente, mas tem acontecido. Outro aspecto importante que poderá ter em consideração é a passagem dos imóveis que estão em AL para arrendamento tradicional: a tomar esta decisão, certifique-se que faz uma selecção criteriosa do seu inquilino ou que escolhe nichos específicos de modo a salvaguardar o seu rendimento. Um dos maiores problemas referidos no arrendamento tradicional é precisamente as questões relacionadas com os inquilinos. Pode também tentar reservas de curta-média duração, como o projecto que lhe apresento a seguir.
  • Alojamento Gratuito para Profissionais de Saúde: São e serão sempre os nossos Heróis! Estão na linha da frente diariamente para cuidar de nós. E uma forma de agradecimento encontrada pela Techo4covid, a ALEP , Turismo de Portugal e tantos outros parceiros, foi a disponibilização de alojamento locais para que os profissionais de saúde possam ter um sítio seguro para descansar sem correr o risco de transmitir o vírus à família, manter-se em isolamento ou quarentena.  A onda de solidariedade foi gigante e nasceu o Projecto Roomsagainstcovid – plataforma ainda em fase de otimização, mas onde pode adicionar o seu AL e fazer parte desta história.
  • Pacote de Medidas COVID-19: Faz todo o sentido que defina um conjunto de medidas a adoptar neste período crítico, não só no que respeita às suas políticas de cancelamento, de pagamento, restrições e flexibilidade. Também é útil aproveitar este tempo para melhorar e optimizar os seus anúncios, a nível das descrições, título, preços e calendário. Numa altura em que não se sabe quando irá acontecer o kick-start, o melhor mesmo é estar preparado.
  • Preços por noite: A questão do preço diário é sempre um tema muito sensível. E estamos a anos-luz de olharmos para este assunto com o rigor e profissionalismo que requer. Mais do que nunca, trabalhar com preços dinâmicos que são ajustados à procura e oferta mediante limites e restrições impostas pelo operador, torna-se crucial! A optimização dos preços diariamente  com base em parâmetros tão úteis como sendo, eventos, épocas festivas, fins-de-semana, disponibilidade, etc já devia ser prática comum, principalmente em Gestores de Propriedades! Preços fixos, baseados em semanas ou épocas alta, baixa e média-alta, é MEDIEVAL! Torna-se ainda mais grave se houver agora uma redução drástica do preço por noite na esperança de conseguir mais reservas – lembre-se que não tem reservas porque não há voos e as fronteiras estão fechadas. Usar o preço como bode expiatório, neste caso, não faz sentido. Por isso, não baixe preços! Para além de não lhe trazer resultados, ainda colocará o seu rendimento em risco quando começar a cair reservas e o seu preço estiver desajustado!

E POR FIM… MANTENHA A SUA MOTIVAÇÃO A SALVO TAMBÉM!

Cada um de nós tem a razão pela qual decidiu enveredar pelo Alojamento Local. Qualquer que seja a sua motivação, lembre-se que não irá estar focado no seu negócio se algo o ameaçar a si e à sua família, nomeadamente questões de saúde como o contágio pelo COVID. Por isso, coloque-se a salvo, proteja-se e proteja as pessoas mais importantes para si, ao definir Planos de Contingência na sua empresa, ao adoptar o Teletrabalho ou simplesmente a #Ficaremcasa.

Até breve!

 

Helena Raimundo

Algarve Golden Properties

www.algarvegoldenproperties.com

 

5 thoughts on “Vai ficar tudo bem, mas….

  • Sean O Farrell
    no 29 Março, 2020

    Thanks Helena

    Responder
    • Helena Raimundo
      no 28 Abril, 2020

      You are welcome!:)

      Responder
  • Fabienne
    no 29 Março, 2020

    Vai ficar tudo bem SEM Mas, Acreditar que vai ficar tudo bem, é sabermos que mais tarde ou mais cedo vai MESMO tudo ficar Bem. Devias me TODOS estar a pensar em estancar este vírus. O AL teve os últimos anos de ouro, tenho certeza sao poucos os que não tem os seus forros ate final da pandemia.
    Agora é FICAR EM CASA ponto.

    Responder
  • Obrigada muito útil.
    no 28 Março, 2020

    Boa noite.

    Responder
    • Helena Raimundo
      no 28 Abril, 2020

      Obrigada Idalina! Ate breve! Helena

      Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  • Artigos recentes

  • Arquivo

  • Categorias

Na Algarve Golden Properties
Mais do que alojamentos, proporcionamos experiências...
Envie-nos uma mensagem e marque uma visita ao seu imóvel.




In Algarve Golden Properties
More than housing, we provide experiences...