Alterar password

Os resultados de sua pesquisa
18 Março, 2020

Alojamento Local e COVID-19


Este é, talvez, um dos maiores desafios que o Alojamento Local, e talvez o Turismo no geral, enfrentam, não só em termos operacionais, como também de viabilidade económica. A pandemia de Coronavírus-19 colocou todo um sector em risco em menos de duas semanas. Não só o número de novas reservas caiu drasticamente, como também fomos assaltados por uma vaga de cancelamentos de reservas confirmadas nos próximos dias. No Algarve, este cenário torna-se ainda mais crítico: devido à sazonalidade característica da região, a diminuição da receita acontece numa altura em que as próprias empresas e operadores de AL já estão numa fase sensível provocada pela época baixa.

É uma altura de incerteza e de receio face à indefinição dos próximos tempos. Medo generalizado da capacidade de sobrevivência económica, face à extensão e intensidade do surto de COVID-19 em Portugal e no Mundo. É também uma altura de isolamento social, embora não fosse desejado. Tempo de respirar fundo e começar a preparar-se para o que se segue. Por isso, toda a informação que conseguir reunir e de inteirar-se, melhor!

Um dos pontos críticos é, se continua ou não com a sua actividade de Alojamento Local. De facto, há titulares de AL que já fecharam o calendário ou suspenderam as novas reservas até final de Abril ou Maio. Outros há que ainda continuam a operar, não só porque já tinham clientes nos alojamentos ou em casos em que os hóspedes estão impossibilitados de regressar ao país de origem, por redução ou cancelamento de voos. É importante que adopte um plano de contingência caso ainda esteja a operar, não só pela sua segurança e dos seus colaboradores e hóspedes, mas também para que não seja uma via de propagação do vírus. A ALEP desenvolveu um Guia de Recomendações para AL que pode ler aqui.

É igualmente importante que aproveite este tempo para conhecer todas as medidas de apoio que estão a ser tomadas pelos Órgãos Governamentais. Assim, saiba que:

✅ Foi Publicado o Decreto-Lei n.º 10-A/2020, que estabelece medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19, nomeadamente medidas de apoio excepcional à família para trabalhadores por conta de outrem e trabalhadores independentes.

✅ Foi publicada, a 15 de Março, a Portaria n.º 71-A/2020, que define e regulamenta os termos e as condições de atribuição dos apoios imediatos de caráter extraordinário, temporário e transitório, destinados aos trabalhadores e empregadores afetados pelo surto do vírus COVID-19, tendo em vista a manutenção dos postos de trabalho e mitigar situações de crise empresarial.

✅ Foi publicada, a 18 de Março, a Portaria n.º 76-B/2020, uma alteração à Portaria nº71-A/2020.

Foram também criadas algumas linhas de crédito Linha Capitalizar – Covid-19 Reforço de Tesouraria e também Linha Capitalizar – Covid 19 Fundo de Maneio, bem como linhas de crédito garantidas pelo Estado e disponibilizadas através do sistema bancário para os setores mais atingidos (aguarda-se mais informação sobre as mesmas).

Apesar das medidas criadas, é importante para o sector que sejam disponibilizadas de uma forma simplificada e em tempo útil.

Por último, e porque numa altura de crise desta dimensão e de limitações de recursos materiais bem como humanos, saiba que está a ALEP, a Tech4Covid e outros parceiros, estão a desenvolver uma plataforma onde os titulares de AL poderão disponibilizar o seu AL aos Profissionais de saúde deslocados, que precisem ou que queiram estar em isolamento. Mais do que um gesto de Solidariedade, é um gesto de União!

 

 

Partilhar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

  • Artigos recentes

  • Arquivo

  • Categorias