Alterar password

Os resultados de sua pesquisa
3 Dezembro, 2019

5 Erros que podem comprometer o seu negócio!

O fenómeno do Alojamento Local não é recente no Algarve. Na verdade, o Algarve sempre foi uma região onde a rentabilização de propriedades para fins turísticos, especialmente no Verão, era muito frequente. E por já ser quase uma “tradição”, ainda há muitos operadores de AL que iniciaram a actividade há alguns anos mas que continuam a desenvolve-la de uma forma quase medieval.

O crescimento de sites e plataformas de reservas online, como é o caso da Airbnb e Booking.com, o acesso da população geral à internet e à informação de uma forma rápida, fez com que fosse simples iniciar o registo da propriedade e começar a receber hóspedes!

Seja de uma forma mais profissional ou a título individual, esteja atento aos 5 erros mais frequentes e que podem estar a comprometer o seu negócio:

  1. Desconhecimento da legislação, dos requisitos obrigatórios, e das principais obrigações fiscais – Este talvez seja o ponto mais sensível e mais importante de todos. O alojamento Local tem sido alvo de alterações constantes na legislação, sendo que a última alteração entrou em vigor em Outubro de 2018. Não ter conhecimento da Legislação vigente, dos requisitos obrigatórios (material de segurança, documentos de afixação obrigatória, etc) e das principais obrigações e prazos de entrega (SEF, preenchimento de Modelo 30, pagamentos de IVA das aquisições intra-comunitárias, preenchimento e emissão de faturas, etc), torna-o muito vulnerável a coimas e sanções aplicáveis pelas entidades competentes.
  2. Não ter um plano de negócios! São vários os casos de titulares e gestores de AL que iniciam a actividade sem ter uma estratégia definida e principalmente sem elaborarem um plano de negócios, capaz de prever as mais diversas situações. De forma a estar preparado para o futuro e a rentabilizar ao máximo o seu investimento (especialmente se adquiriu imóveis com esta finalidade, seja com financiamento bancário ou não), elabore um bom plano de negócios!
  3. Não ter um bom acompanhamento por profissionais que percebam de AL – há muita informação errada a circular na internet e, muitas vezes, contraditória. Se fizer a mesma pergunta a 3 ou 4 pessoas na área, irá verificar que a informação recebida nem sempre é a mesma. De modo a evitar erros que podem de facto afectar a viabilidade do seu negócio, esclareça e seja acompanhado por profissionais que sejam especialistas em AL, principalmente nas áreas de contabilidade e legal. Será o dinheiro mais bem investido de sempre!
  4. Não estar presente mas principais plataformas de reservas online – O ditado é antigo mas continua válido: Não deve colocar todos os ovos no mesmo cesto! E ainda verifico que acontece com muita frequência, os titulares de AL usarem apenas uma ou duas plataformas e esperarem que o calendário fique ocupado. Neste momento, já não há desculpa para não usar um Channel Manager que faça a sincronização de calendários e tarifas entre as diversas plataformas, até porque já existem alternativas para todos os gostos e carteiras. Para além de aumentar a sua exposição e a probabilidade de ter mais reservas, deixa de estar tão vulnerável caso aconteça algum problema com o seu listing numa das plataformas.
  5. Não otimizar listings e processo operacional – O não conhecimento de estratégias de otimização de descrições e títulos dos anúncios, a não utilização de Keywords, o não utilizar preços dinâmicos e ficar preso a um valor fixo por noite e temporada, comprometem de forma directa o seu rendimento. Não só fica em desvantagem competitiva, como não consegue acompanhar o mercado, em alturas festivas ou de eventos em que conseguiria maximizar o valor recebido. Por outro lado, ao não otimizar processos que são repetitivos e que consomem muito tempo, não está disponível para maximizar o potencial do seu negócio.

Se se identifica com alguns dos pontos referidos, saiba que está a perder dinheiro. A boa notícia é que ainda vai a tempo de alterar o que seja necessário para que 2020 seja um ano espectacular!

Bons negócios!

Partilhar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

  • Artigos recentes

  • Arquivo

  • Categorias